A Depressão é um Transtorno de Humor caracterizado por sentimentos persistentes de tristeza, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas e uma série de outros sintomas cognitivos e físicos. Ela pode afetar o bem-estar emocional, comportamental e físico de uma pessoa.
Lidar com a depressão envolve uma abordagem multifacetada, combinando estratégias de tratamento psicológico, mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, medicação.
Atividade física regular, alimentação equilibrada, manutenção de uma rotina saudável de sono e conexões sociais com família e os amigos são importantes nesse momento, pois falar com pessoas de confiança pode ajudar a aliviar sentimentos de isolamento e solidão, comuns na depressão.
Não há um motivo específico que possa desencadear a depressão, são multifatores como: carga genética, desequilíbrios químicos no cérebro, estresse crônico, doenças crônicas e uso de substâncias.
Os sintomas são: agitação ou retardo psicomotor, tristeza, culpa excessiva, ruminação do passado, perda de prazer, excesso ou falta de sono, aumento ou perda de apetite, baixa libido, perca de interesse de modo geral e pensamento suicida.
Alterações de humor em relação ao luto, perda de emprego, separação, etc não é depressão.
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma das formas mais eficazes de tratamento para a depressão, pois ajuda as pessoas a identificar e desafiar pensamentos negativos automáticos e distorções cognitivas que contribuem para o estado depressivo.
Estratégias como Autoaceitação e Autocompaixão também auxiliam no processo, como: ser gentil consigo mesmo e não se criticar excessivamente pelos sentimentos negativos; realizar atividades prazerosas, mesmo que simples, como hobbies ou passeios ao ar livre e definir metas pequenas e alcançáveis, para evitar sobrecarga e frustração.
Em casos mais graves, é importante que a pessoa busque ajuda profissional imediatamente, especialmente se houver pensamentos de suicídio ou autolesão. A depressão pode ser tratada com sucesso, e o suporte adequado é fundamental para a recuperação.
Atenção: Se você estiver em crise, com ideação ou planejamento suicida, ligue para o Centro de Valorização da Vida - CVV (188). Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue imediatamente para o SAMU (192), ou para o Corpo de Bombeiros (193).
Kyria Rebeca - . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Robson Ribeiro