Ansiedade: Compreendendo e Gerenciando
16/08/2024         Kyria Rebeca

Ansiedade: Compreendendo e Gerenciando

A ansiedade é uma emoção natural que nos ajuda a nos preparar para enfrentar problemas futuros. No entanto, ela se torna preocupante quando começamos a fazer previsões negativas e catastróficas sobre o futuro, acreditando que não seremos capazes de superar certas situações e que algo ruim está prestes a acontecer.

Quando a ansiedade ultrapassa o nível normal, a pessoa entra em um estado constante de "ameaça", sentindo-se vulnerável e incapaz de lidar com qualquer situação que possa surgir. Esse estado de alerta faz com que a pessoa busque segurança em outras pessoas que lhe proporcionam orientação e apoio.

Nesse cenário, o futuro é visto como ameaçador, levando a uma superestimativa dos riscos. A ansiedade se mantém elevada, e a pessoa pode ficar paralisada, girando em torno do problema e imaginando o pior, o que intensifica ainda mais a sensação de incapacidade.

Práticas para Gerenciamento da Ansiedade

Embora a ansiedade não possa ser completamente eliminada, ela pode ser reduzida a um estado funcional. Algumas práticas que podem ajudar nesse processo incluem:

Essas práticas podem contribuir para o equilíbrio emocional e ajudar a pessoa a lidar melhor com os desafios.

Quando a Ansiedade se Torna Patológica

A ansiedade é útil para nos preparar e nos ajudar a encontrar soluções práticas para os problemas. No entanto, quando ela está acima do normal, faz com que a pessoa fique presa ao problema, imaginando cenários catastróficos e se sentindo incapaz de enfrentar a situação.

Critérios Diagnósticos

Para que a ansiedade seja considerada patológica, alguns critérios diagnósticos podem ser observados, como:

Sintomas Comuns de Ansiedade

Os sintomas físicos e emocionais associados à ansiedade incluem:

A psicoterapia é essencial no tratamento da ansiedade porque ajuda a identificar e entender as causas subjacentes, modifica pensamentos negativos, e ensina estratégias de enfrentamento e regulação emocional. Ela também reduz comportamentos de evitação, oferece apoio, e previne recaídas, promovendo mudanças duradouras para uma vida mais equilibrada e menos dominada pela ansiedade.

Atenção: Se você estiver em crise, com ideação ou planejamento suicida, ligue para o Centro de Valorização da Vida - CVV (188). Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue imediatamente para o SAMU (192), ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Kyria Rebeca - . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Robson Ribeiro